Campanha - Doação de Orgãos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como se tornar um doador de órgãos:

Para que os órgãos sejam doados, é preciso que a família autorize a doação. Por isso, é importante, se você quiser doar seus órgãos, deixe isso claro para seus familiares. No Brasil, a média de aceitação é de 70% nesses casos. Apenas questões morais e culturais acabam impedindo a doação, mesmo as testemunhas de Jeová, que são proibidas de doar sangue, aceitam em sua doutrina a doação de órgãos. Mesmo assim, a percentagem de possíveis doadores no número de mortos é muito pequena. Cerca de 1% das pessoas que morrem são doadores em potencial.

Além de todas essas limitações, é necessário rapidez para que o transplante tenha sucesso. O coração, o pâncreas e o pulmão, por exemplo, só sobrevivem por quatro horas entre a retirada e a doação, por isso, o aconselhável é que as duas cirurgias ocorram simultaneamente. O fígado resiste até 24 horas fora do organismo. O rim pode esperar de 24 a 48 horas. Já a córnea pode permanecer até seis dias fora do organismo, desde que mantida em condições apropriadas de conservação.

3 comentários:

  1. Olá blogueira,
    Em 2009 o Brasil teve recorde de número de doadores de órgãos, mas ainda é preciso fazer mais. Divulgue o link: http://bit.ly/cHLx34 e conscientize as pessoas sobre este ato de solidariedade.
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. É muito importante as pessoas saberem como doar órgãos, é um ato de muita cidadania e solidariedade!

    ResponderExcluir
  3. muito interesante e legal bom trabalho

    parabéns

    ResponderExcluir